segunda-feira, 23 de maio de 2011

A importância do primeiro contato na cobrança

Temos ouvido muito falar em técnicas de negociação ao telefone, mas precisamos nos atentar a importância de um primeiro contato eficiente com o devedor.


O primeiro contato é a apresentação inicial de sua cobrança, para o cliente (devedor) sempre será um momento de crítica, onde ele irá analisar e terá defesas normais de um devedor que está na adimplência.


Alguns cuidados são básicos para ter um bom contato inicial, aumentando as chances de um resultado final melhor, lembre-se que na venda a apresentação pessoal é essencial para uma conclusão na negociação.



  1. Tenha uma ótima saudação;
  2. Identifique-se corretamente;
  3. Demonstre que você está ali para ajudar o cliente, você é um recuperador de crédito;
  4. Sonde os motivos da inadimplência, esse é um momento essencial para a boa condução dos argumentos de negociação;
  5. Atualize os dados do cliente, quanto mais telefone obtido e dados cadastrais atualizados melhor será;
  6. Verifique as possibilidades e condições de pagamento de seu cliente;
  7. Agende datas e estabeleça prazos dentro de sua performance;
Leve essas dicas a sério, não implore o pagamento, o devedor sempre tem a obrigação de pagar, isso deve ser demonstrado em sua tonalidade de voz.

Tenham uma boa negociação!