O primeiro contato é a apresentação inicial de sua cobrança, para o cliente (devedor) sempre será um momento de crítica, onde ele irá analisar e terá defesas normais de um devedor que está na adimplência.
Alguns cuidados são básicos para ter um bom contato inicial, aumentando as chances de um resultado final melhor, lembre-se que na venda a apresentação pessoal é essencial para uma conclusão na negociação.
- Tenha uma ótima saudação;
- Identifique-se corretamente;
- Demonstre que você está ali para ajudar o cliente, você é um recuperador de crédito;
- Sonde os motivos da inadimplência, esse é um momento essencial para a boa condução dos argumentos de negociação;
- Atualize os dados do cliente, quanto mais telefone obtido e dados cadastrais atualizados melhor será;
- Verifique as possibilidades e condições de pagamento de seu cliente;
- Agende datas e estabeleça prazos dentro de sua performance;
Leve essas dicas a sério, não implore o pagamento, o devedor sempre tem a obrigação de pagar, isso deve ser demonstrado em sua tonalidade de voz.
Tenham uma boa negociação!
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