Eu lembro dos tempos em que cobrar era apenas pegar o telefone e ligar para um cliente, cobradores sem preparo, do outro lado estavam os bancos que não tinham meios de mensuração, dessa forma ninguém sabia onde estava e nem onde queria chegar.
Alguns anos se passaram e tudo mudou, cobrar não é tão simples como achamos, as mensurações dos bancos são bem definidas e ganhar honorários deve andar em conjunto com a performance de cada carteira, aí nasceu os grandes gestores, o MIS, as estratégias, os supervisores focado em dados, a cobrança tem melhorado a cada ano, empresas que antes não tinham nada além de um telefone vários ramais, hoje dispõem de sistema avançados, uras poderosas, a telefonia tornou-se algo fundamental, a externa tem dado lugar a sistemas avançados de busca...
Os cobradores precisam estar afiados com o script, frases tais como: A ligação está sendo gravada, por favor confirme dois dados pessoais, apenas peça para retornar, tem sido usada como um alô de antigamente. Hoje não queremos mais o cobrador, mas a presença do negociador tem sido fundamental, as grandes empresa tem investido em treinamento, sistemas que possam mapear a carteira, estratégias voltadas para o resultado, assim como o japão tem sensores que avisam de um tsunami as grandes empresas buscam não serem surpreendidos com feriados estaduais, municipais nem nacionais, a performance sempre é buscada no extremo.
Dicas de treinamento para cobradores:
- Abordagem;
- Importância do script;
- Crédito, a origem da cobrança;
- Psicologia da cobrança;
- Negociação;
- Tipos de clientes;
- Tipos de contratos;
- Finalização e fidelização;
- Boleto enviado deve ser boleto confirmado;
Dicas de treinamento para supervisores:
- Acompanhamento de carteira;
- Importância da monitoria;
- Gestão de equipe;
- Feedback;
Dicas de treinamento para gestores:
- Mapeamento de carteira;
- Estratégia de cobrança;
- MIS;
- Balaced scorecard;
- Importância da motivação na equipe;
Invista em treinamento e certamente você irá colher resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário