sábado, 2 de julho de 2011

Cobrança um mercado profissional

Eu lembro dos tempos em que cobrar era apenas pegar o telefone e ligar para um cliente, cobradores sem preparo, do outro lado estavam os bancos que não tinham meios de mensuração, dessa forma ninguém sabia onde estava e nem onde queria chegar.

Alguns anos se passaram e tudo mudou, cobrar não é tão simples como achamos, as mensurações dos bancos são bem definidas e ganhar honorários deve andar em conjunto com a performance de cada carteira, aí nasceu os grandes gestores, o MIS, as estratégias, os supervisores focado em dados, a cobrança tem melhorado a cada ano, empresas que antes não tinham nada além de um telefone vários ramais, hoje dispõem de sistema avançados, uras poderosas, a telefonia tornou-se algo fundamental, a externa tem dado lugar a sistemas avançados de busca...

Os cobradores precisam estar afiados com o script, frases tais como: A ligação está sendo gravada, por favor confirme dois dados pessoais, apenas peça para retornar, tem sido usada como um alô de antigamente. Hoje não queremos mais o cobrador, mas a presença do negociador tem sido fundamental, as grandes empresa tem investido em treinamento, sistemas que possam mapear a carteira, estratégias voltadas para o resultado, assim como o japão tem sensores que avisam de um tsunami as grandes empresas buscam não serem surpreendidos com feriados estaduais, municipais nem nacionais, a performance sempre é buscada no extremo.

Dicas de treinamento para cobradores:

  • Abordagem;
  • Importância do script;
  • Crédito, a origem da cobrança;
  • Psicologia da cobrança;
  • Negociação;
  • Tipos de clientes;
  • Tipos de contratos;
  • Finalização e fidelização;
  • Boleto enviado deve ser boleto confirmado;
Dicas de treinamento para supervisores:
  • Acompanhamento de carteira;
  • Importância da monitoria;
  • Gestão de equipe;
  • Feedback;
Dicas de treinamento para gestores:
  • Mapeamento de carteira;
  • Estratégia de cobrança;
  • MIS;
  • Balaced scorecard;
  • Importância da motivação na equipe;
Invista em treinamento e certamente você irá colher resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário