sábado, 5 de fevereiro de 2011

Dez dicas para se tornar um gerente de sucesso



Gerenciar não é fácil. Exige, além de muita habilidade, um senso de humildade e uma visão humanitária amplas. “O velho gerentão” do passado, cheio de normas, de autoritarismo e chicote na mãos, está sendo substituído por gestores eficientes, capazes de ver no grupo o ser humano. Deixo, aqui, algumas dicas que julgo salutares.
1 – Selecione as melhores pessoas
Como gerente, você é tão bom tanto quanto as pessoas que formam a sua equipe. As suas chances de ser bem-sucedido como gerente aumentam incrivelmente quando você seleciona as melhores pessoas desde o início.

2 – Motive as pessoas
A motivação do chefe tem um reflexo imediato no humor dos seus funcionários. Seja uma pessoa 150% motivada e observe o que acontece com aqueles que o cercam.

3 – Construa uma equipe
Ter as melhores pessoas e ter as pessoas motivadas não é o suficiente para ser bem-sucedido no trabalho. As pessoas precisam trabalhar juntas como uma equipe para alcançar o objetivo do grupo.

4 – Seja um líder, não um gerente
As melhores pessoas, motivadas e trabalhando em equipe não são nada sem direção. Para onde você vai levar os seus funcionários?

5 – Melhore a sua comunicação
Comunicação é talvez a mais importante habilidade que um gerente deve ter. Todas as outras habilidades dependem da capacidade de comunicação do gerente. Você não consegue motivar as pessoas se elas não souberem o que você está falando. Se você não nasceu comunicador, não se preocupe, habilidades de comunicação podem ser melhoradas através da prática.

6 – Gerencie melhor o seu dinheiro
Para crescer, a empresa tem que ganhar dinheiro, ou seja, é preciso gastar muito menos do que se ganha.

7 – Gerencie melhor o seu tempo
A única coisa que talvez você tenha menos do que dinheiro é tempo para fazer as coisas. Gerenciar melhor o seu tempo é gerenciar melhor a sua energia. Cancele compromissos que não levam o lugar algum, diminua a sua participação em reuniões sem propósito, delegue tarefas. Concentre a sua energia somente naquilo que realmente vai ajudá-lo a crescer. Quanto mais energia você tiver, mais rápido você vai fazer as coisas.

8 – Melhore como pessoa
Não se esqueça de você. Identifique as áreas onde você precisa de ajuda e peça ajuda.

9 – Pratique a liderança ética
As pessoas vão seguir apenas aqueles que possuem o dom da palavra, da energia, da Ética e da Integridade. Não seja uma pessoa na segunda-feira e outra completamente diferente na quarta-feira. Não mude de opinião tão facilmente, seja consistente e freqüente em suas ações.

10 – Descanse
Se você não descansar, você será menos efetivo como gerente. Você será menos tolerante, menos paciente. Você precisa de tempo para descansar e recarregar as baterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário