quarta-feira, 15 de junho de 2011

Economia desacelera pela primeira vez no ano em abril

Indicador do BC que antecipa prévia do PIB caiu 1,18% na comparação com março



A economia brasileira deu os primeiros sinais de desaceleração. Em abril, a atividade econômica recuou na comparação com março, segundo dados do Banco Central nesta quarta-feira (15). O IBC-BR (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) diminuiu -1,18% entre um mês e outro, após subir por três meses seguidos desde janeiro.
O IBC-BR é um indicador criado pelo BC para tentar antecipar o resultado do PIB e ajuda na definição da taxa básica de juros, a Selic (hoje em 12,25% ao ano). No começo do mês, o Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu elevar os juros e encarecer o crédito para esfriar o consumo e controlar a inflação.
Pelos dados do BC, o IBC-BR passou de 148,82 pontos para 147,06 nos dados observados da geração de riquezas da economia, o PIB (Produto Interno Bruto). Esse número representa um avanço de 2,48% na comparação com a atividade econômica de abril do ano passado.
Nos quatro primeiros meses do ano, o PIB, que é a soma de todas as riquezas de produtos e serviços gerados no país, aumentou 3,8% na comparação com o mesmo período de 2010. Entre maio e abril (12 meses), o IBC-BR aumentou 5,72%.
Quando são considerados os dados sem a influência da época do ano, a economia ainda mostra fôlego em abril. Apesar disso, os avanços são menores do que os vistos no mês anterior. Em abril, o IBC-BR desazonalizado avançou 0,44% sobre março. Em março, o crescimento havia sido de 0,50%.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário