quarta-feira, 29 de junho de 2011

Publicidade negativa: 7 maneiras de afundar sua carreira profissional

O marketing pessoal é uma ferramenta essencial para o profissional, não importando sua área de atuação…mas ocorre que às vezes, esse tipo de marketing é feito de  forma tão egoísta e inocente que o tiro acaba sindo pela culatra. E em tempos de crise financeira , tudo o que voce menos quer é estabelecer uma péssima impressão entre seus clientes, colegas de trabalho e chefia (ou chefe é colega de trabalho também?). Acaba por gerar a publicidade negativa (porque segundo o prof. Ito Siqueira, o termo “Marketing negativo” é uma incoerência). Veja 7 atitudes que você não pode tomar no ambiente de trabalho sob o risco de fazê-lo encabeçar as listas de demissões que estão tão na moda ultimamente:
1 – Corrigir seu chefe em público
NUNCA faça isso, pois mostrará o despreparo dele com relação a certa informação, constrangindo-o perante o público. O melhor a fazer é chamá-lo de lado e muito discretamente informá-lo do equívoco (sim, porque chefe não erra…)
2 – Falar mal de seu colega de trabalho ao seu cliente
Para quem ouve, a impressão que tem é de que esse profissional é um canalha, alguém em quem não se pode confiar…e o cara ainda acha que está abafando “sempre tenho que ficar consertando o trabalho dos outros”, diz ao cliente.
3 – Falar mal de sua empresa ao trocá-la por outra
Algumas pessoas não se conseguem se conter e agem como se estivessem sendo libertadas de uma prisão, ou ainda recebendo  sua carta de alforria. Você pode até se sentir assim, porém agir assim é perigoso. Infelizmente você poderá precisar daquela “senzala” novamente um dia…
4 – Se promover em cima de trabalho alheio
Infelizmente isso é comum…é a famijerada conjugação “eu acerto, nós nos equivocamos, eles erram“. De forma sutil a pessoa omite o nome do autor do bom trabalho para o chefe…frases como “a gente conseguiu fazer…” são comuns, porém não se passa desapercebido por quem não foi lembrado. E esse que você “esquece” pode ser seu chefe amanhã. Especifique: “Fulano encontrou uma solução…”, assim, faz todo o mundo se sentir bem.
5 – Passar por cima da autoridade de seu chefe
Você tem a idéia para melhoria de um projeto e manda um email para o superior de seus chefe detalhando sua descoberta. Ainda que seu chefe direto esteja copiado no email, isto mostra que você não confia que ele repassará a informação lhe dando os devidos créditos. Mas mesmo ele não o faça, vale a pensa correr o risco de passar a impressão de insubordinação?
6 – Exagerar na festa de confraternização da empresa
Enche a cara e paga o maior mico subindo na mesa, etc. O pior deles? acaba falando coisas que em sã consciência nunca falaria e ainda mais para seus superiores. Esse expressão sincera dos seus sentimentos pode lhe custar caro, senão a manutenção do emprego, a perda de uma esperada promoção.
7 – Fazer piadas com seus superiores
Na ânsia de ser considerado o cara legal, que alegra o ambiente de trabalho, o cara sai colocando apelido em todo o mundo, sem distinção de cor, sexo, idade,….e cargo. E é aí que mora o perigo: seu chefe ainda vai descobrir quem colocou aquele apelido nele, ah vai…e vão fazer questão de dar os devidos créditos ao autor!

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