quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Prévias na cobrança

Gostaria de compartilhar um pouco com vocês sobre como analisar uma prévia na carteira (...)


A carteira do (...) tem três mensurações diferentes sendo:
Cobrança até 30 dias, até 45 dias e até 70 dias;


Muitas empresas recebem prévias diariamente, quero focar nas prévias dos 30 dias.


É muito importante você saber verificar as prévias, pois muitas vezes poderá ter uma "ilusão de ótica" com as prévias, elas podem mostrar algo irreal, e para isso você precisa analisar as seguintes informações:


Qual o dia você recebeu a prévia aberta?
Recebeu alguma prévia fechada? Até qual dia?


Prévia aberta: São aquelas prévias com todo o direcionamento do mês, elas são muito importante em vésperas de feriado e nas sexta-feiras, pois elas dizem que você está ganhando ou perdendo no geral, mas não terá muito valor sem a prévia fechada.


Prévia fechada: São aquelas prévias que demonstram o resultado "real" até um certo direcionamento, exemplo: fechada até o dia 10/11, significa que essa prévia está fechada até o direcionamento informado, caso o mês feche naquela data seria dessa forma que estaria fechando.
Importante ressaltar a quantidade de direcionamento, no início do mês ela pouco terá importância, em virtude da pouca quantidade de carga fechada, também é importante avaliar o peso dessas cargas, outro detalhe é tomar cuidado com as prévias fechada até dias que antecedem o final de semana ou feriado, pois as cargas que vencem após essas datas pesam bastante na mensuração.


Comparando as prévias: Você em posse da prévia fechada e a aberta, você poderá saber sua real situação na praça e isso poderá te auxiliar nas estratégias certas.
Exemplo: Estou com uma prévia fechada com 6 cargas, sendo que a última fechou na sexta-feira, nessa eu perco por 3%, na aberta estou ganhando por 1%, o que isso quer dizer?
Estou perdendo até o momento, mas estou evoluindo bem nas cargas vincendas, seria bom você obter uma prévia das cargas de segunda-feira e terça-feira que ainda não venceram, caso você esteja ganhando nessa cargas, provavelmente na prévia fechada da próxima semana até a carga de terça-feira você deve virar na frente.


Importante analisar o máximo alcançável das prévias abertas, o máximo é aquilo que você poderá chegar, quanto mais contrato você perde menor ele fica, enquanto o mês está em aberto o máximo sofre oscilações, como o percentual do índice. Ou seja se estou recebendo uma prévia aberta do mês de outubro e estou no mês de novembro essa prévia terá as seguintes características:
O índice só irá aumentar, enquanto o máximo ou fica estável ou irá cair, nunca aumentar. 
Obs:O índice poderá ficar estável, desde que você não receba nada.


O Máximo é seu fôlego, mas nas prévias eles não são informados, sendo uma informação individual de sua empresa, cuidado com ele.


Qual estratégia utilizar? Em posse das prévias de segunda-feira e terça-feira invista nos clientes sem potencial de pagamento dessa cargas (sem contato, não localizado e sem definição) importante você perder apenas aquilo que não pagaria em nenhuma ocasião. Em separado trabalhe as cargas de quarta-feira até sexta-feira separadamente, buscando evolução em cada uma.


Lembre-se que as cargas que trazem um maior impacto na carteira serão as cargas de segunda e terça-feira que fecham em 70% na sexta-feira, fazendo esse dia ser fundamental em sua equipe.


Dica: Não deixe para a última hora, trabalhe antecipando as cargas maiores e certamente você terá um resultado melhor.


Leia nosso artigo sobre estratégia de cobrança

Nenhum comentário:

Postar um comentário