quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Estratégia de Cobrança

Gostaria de compartilhar algo muito simples que pode fazer grande diferença para você que trabalha no mercado de cobrança, principalmente nas carteiras que necessitam superar o resultado.
Caso você queira atingir um alvo, não adianta você pegar uma arma e começar a atirar, pode até acertar, mas contará com a sorte, e certamente você não irá querer entregar seu resultado para a sorte, agora se você mirar no alvo, acertar será mais fácil.
Partindo desse princípio gostaria de apresentar, algo básico, mas importante em qualquer resultado de cobrança.
Primeiro vou te apresentar os três grupos de clientes:
Localizado, sem contato e Não localizado.
Clientes localizados: Clientes que falamos com eles, nesse grupo temos alguns subgrupos tais como: Com previsão de pagamento e sem previsão de pagamento;
Clientes Sem contato: Clientes que são localizados, mas que não temos obtido êxito no contato direto;
Clientes não localizados: Clientes que não sabemos o paradeiro dele;


Precisamos entender que aquilo que atrapalha nosso resultado, não são os clientes localizados, eles geralmente pagam, aqueles desse grupo que não tem previsão, apresentando uma condição melhor, ele certamente poderá esforçar-se no pagamento.
Os clientes que nos atrapalham são os sem contato e não localizados, você precisa saber qual o percentual de clientes que estão nesse grupo, os sem contato deve ter contato em horários alternados, nos plantões não devemos trabalhar os que temos contato e sim os sem contato, eles precisam ser localizados, eles atrapalham sua performance, os clientes não localizados, deve ser feito pesquisa e externas.


Horários de cobrança:
Saiba a utilizar bem o tempo de sua equipe, no horário produtivo (9:00 às 14:00) você deve trabalhar sua carteira agendada (clientes localizados com previsão para aquela data), também reservando alguns clientes sem contato, não trabalhe os clientes não localizados nesse horário, eles sempre necessitam uma quantidade de tempo alto para terem um efeito positivo.


Dicas importantes


Os clientes sem contato precisam ser localizados antes da data de pagamento deles;
Saiba utilizar o agendamento, dessa forma você irá economizar tempo e ligações;
Saiba trabalhar com prioridade dentro de sua performance;
Entenda os tipo de clientes;
Tenha um sistema voltado para a necessidade da equipe, percebemos muitos sistemas que são sofisticados, mas não atendem a equipe, o tempo vale ouro;
Treine sua equipe, ensine ele a ser um profissional capacitado e certamente ele vai lidar melhor com os problemas;
Invista em técnicas de negociação, tonalidade de voz, educação ao telefone, certamente irá ajudar no resultado final;
Por último, busque uma qualidade dentro de seu mercado;


Sucesso!!!

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