sexta-feira, 10 de junho de 2011

Consultores recomendam buscar referência de novo emprego

No entusiasmo de uma nova oportunidade de trabalho, o candidato pode se esquecer de avaliar questões como a cultura da empresa, o ambiente de trabalho e a idoneidade da organização.
Essas informações permitem que o profissional faça uma escolha melhor em relação ao próximo passo na sua carreira.
"Saber mais sobre a empresa também permite se preparar para a entrevista", avalia Danielle Restivo, gerente de comunicação corporativa da rede social voltada ao mundo do trabalho LinkedIn.
A pesquisa possibilita ainda que o candidato conheça eventuais dificuldades financeiras ou problemas judiciais, que poderão prejudicar o funcionário se a empresa deixar de pagar salários e benefícios ou manchar sua reputação.
O consultor de recursos humanos Pedro Scigliano, da Requisito RH, recomenda uma busca pelo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica em órgãos como a Receita Federal e a Junta Comercial do Estado.
Pesquisas em redes sociais também são válidas. "Por elas, o profissional pode saber qual é a imagem da empresa perante seus públicos", comenta.
Sites como o LinkedIn permitem saber, por exemplo, se há grande rotatividade do quadro de funcionários e de cargos-chave na empresa.
Eles também podem ser fontes para pedir referências de futuros chefes e colegas da empresa.
Danielle Restivo dá algumas dicas de como utilizar as redes sociais profissionais para obter informações sobre a empresa e os funcionários com quem o candidato possivelmente vai trabalhar.
  1. Faça uma pesquisa na rede social pela empresa. Com isso, é possível visualizar funcionários atuais e antigos e de que forma você está conectado a eles.
  2. Se um deles for um contato de primeiro ou segundo graus, o candidato poderá entrar em contato diretamente e checar se eles gostariam de bater um papo sobre como é trabalhar na empresa.
  3. Se eles não estiverem entre seus contatos mais próximos, você poderá solicitar a um contato que os conecte para apresentá-los.
  4. Também é possível olhar o perfil dos funcionários atuais e antigos para entender qual é o perfil que a empresa solicita.
  5. Em linkedin.com/signal, é possível consultar o que as pessoas estão dizendo sobre aquela empresa. No Twitter, buscas também permitem saber o que as pessoas dizem sobre a empresa.
Outra dica, dada por Guy Kawasaki, ex-evangelista da Apple e fundador da Alltop.com, em seu blog, é pesquisar as pessoas que ocuparam o cargo para o qual você está se candidatando. "Assim você saberá quanto tempo as pessoas ficam nesse cargo e qual o seu perfil", analisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário