quarta-feira, 15 de junho de 2011

Expectativa de calote do consumidor registra o 7º aumento mensal seguido

Inadimplência deve continuar em alta durante o ano, mas em ritmo moderado, diz Serasa


A expectativa de inadimplência do consumidor cresceu 1,7% em abril em relação a maio, o que representa a sétima alta mensal, informou a Serasa Experian nesta quarta-feira (15). A perspectiva para os próximos meses de 2011 é que o calote continue acumulando altas. 


A dificuldade do brasileiro para honrar os compromissos financeiros, segundo a Serasa, se deve ao maior grau de endividamento dos consumidores, a escalada da inflação, o crédito mais caro e as perspectivas de um crescimento menor da economia e do mercado de trabalho em 2011.

Em maio, a previsão da Serasa se concretizou: os calotes aumentaram 8,2% em relação a abril. Os principais motivos foram juros dos empréstimos, a restrição do crédito para pessoas físicas e o gasto com o presente do Dia das Mães acima da capacidade de pagamento. 



Apesar das perspectivas negativas para os pagamentos futuros, a alta da inadimplência será moderada, projeta a Serasa. O motivo para a desaceleração é a renegociação de salários de algumas categorias profissionais no segundo semestre e o desemprego em baixa.

Empresas
A expectativa de calote das empresas também teve alta em abril, de 2,1% - o sexto avanço mensal consecutivo.

De acordo com a Serasa, o resultado indica que, assim como a inadimplência do consumidor, o calote das empresas também deverá apresentar novas altas – ainda que modestas - ao longo deste ano.

O motivo principal para o aumento do calote das pessoas jurídicas em 2011 é o juro elevado, o que deve aumentar o custo financeiro das empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário