sexta-feira, 24 de junho de 2011

Credit Rating


O Que é

O Credit Rating Serasa Experian é a mais completa solução de análise de empresas do mercado, que oferece uma classificação objetiva do risco de crédito. Utilizando avançadas técnicas de crédito e ferramentas estatísticas, aliadas às mais modernas tecnologias da informação e à qualidade e abrangência das informações da base de dados Serasa Experian, a solução classifica a probabilidade de inadimplência de uma empresa. O Credit Rating Serasa Experian organiza as empresas em classes de risco e mede a probabilidade de se tornarem inadimplentes num horizonte de 12 meses.
Além de seu uso para análise de crédito, o Credit Rating também é muito utilizado no processo de seleção de fornecedores.
Principais características da solução Credit Rating Serasa Experian:
- Dinâmico – cálculo do risco on-line e em tempo real, reconhecendo todos os eventos de risco existentes nas bases de dados da Serasa Experian, incluindo os mais recentes.
- Preciso – modelos estatísticos com alto poder de predição e diferenciados de acordo com o porte e o setor da empresa, e modelo julgamental baseado em análises qualitativas e quantitativas, aplicado a empresas corporate+.
- Escalas de risco com granularidade – escala de 22 pontos que possibilita o agrupamento das empresas em classes homogêneas de risco e permite uma adequada diferenciação entre elas.
O principal objetivo do Credit Rating Serasa Experian é oferecer ao mercado um instrumento confiável para identificar, medir e administrar estrategicamente o risco de crédito nos níveis Cliente, Operação e Concentração. A utilização do Credit Rating Serasa amplia o diferencial competitivo das organizações que adotam essa prática de gestão.
Risco Cliente – informa a probabilidade de perda relacionada somente aos fatores de risco associados à empresa, independentemente da natureza e das características da operação de crédito.
Risco Operacional – resulta da combinação do Risco Cliente com os fatores de risco associados à operação, como modalidade da operação, valor, garantias e prazo. Nesse nível, o Credit Rating Serasa Experian possibilita ao cliente agregar ao Risco Empresa as condições da operação que pretende manter com o cliente, determinando assim o Risco Operação, que poderá ser maior ou menor do que o Risco Cliente.
Risco Concentração – corresponde ao agregado marginal do risco proveniente dos graus de concentração da carteira em tipos de operação, em regiões geográficas, graus de risco e, ainda, frente à ocorrência de fatores macroeconômicos, como desvalorização cambial, elevação da taxa de juros etc. Nesse enfoque, o Credit Rating Serasa permite ao cliente classificar, a qualquer momento, o risco da carteira de empréstimos concedidos, conhecer a perda global esperada e avaliar a concentração.

Fonte: Serasa Experian

Nenhum comentário:

Postar um comentário