quinta-feira, 16 de junho de 2011

Trabalho mais e ganho menos


Pergunta de Marlene:


Trabalho onde todos assistentes ganham o mesmo salário, porém sou a única que tem muito serviço e com prazo determinado. Os demais só precisam lançar o que já está feito, sem pressa ou estresse para cumprir prazos. O que o senhor me aconselha?

Primeiro você precisa saber até que ponto isso a está incomodando e o que você pretende: um aumento por acreditar que trabalha mais do que os outros ou uma saída para não se sentir tão sobrecarregada? Só aí tente uma conversa com seu chefe. Seja direta, mas nunca fale que está cheia de trabalho e seus pares trabalham menos. Mostre que você tem limites e não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Evite reclamar, apenas faça-o enxergar que há um exagero de tarefas a serem cumpridas em um curto prazo.

Agora, se sua intenção é obter um aumento, tenha cautela. Veja se a empresa vive um bom momento e está aberta a ouvir os empregados. Na hora de abordar seu chefe, jamais se compare com seus colegas. Apresente os resultados alcançados por você, diga que você consegue fazer mais coisas em pouco tempo e pergunte quais os planos para você. Essa é uma maneira inteligente de se colocar, sem pedir.

Caso não se sinta confortável em falar direto com seu chefe, Marlene, ou ele não dê abertura, procure o RH da sua empresa. Eles poderão interceder e buscar respostas com seu chefe sem que você se exponha. Ficar calada e insatisfeita só vai te deixar cada dia menos motivada. Nessa situação e em outras que possam vir a ocorrer, use sempre o bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário